O CIPBEF foi criado com o objetivo de promover o bem-estar físico e psicológico, potenciar um desenvolvimento pessoal e intelectual harmonioso e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes, adultos e idosos, nos diversos contextos em que se movem.
É cada vez mais difícil conciliar as exigências e compromissos do dia-a-dia com a necessidade de responder a questões relacionadas com o desenvolvimento pessoal e saúde mental e física.
Assim, foram reunidos no mesmo local vários serviços nas áreas da Psicologia da Saúde, Clínica e Educacional, Avaliação e Intervenção Psicológica (criança, adolescência, adulto e idoso), Orientação Vocacional, Acompanhamento Psicopedagógico, Explicações (até ao 12º ano de escolaridade), Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Clínica Geral, Pediatria, Naturopatia, Hipnose Condicionativa, Podologia,... e Baby-sitting. Estes serviços procuram ir, também, ao encontro das pessoas na sua vertente de Ações de Formação e nas Consultas Domiciliárias.
Para atingir estes objetivos reunimos uma equipa técnica multidisciplinar, com vários colaboradores, das variadas áreas; tornando possível uma ação concertada, em múltiplas vertentes.
Antes de Iniciar, o CIPBEF fez um estudo de mercado para a aposta na Atividade, onde se decidiu:
Assumir um compromisso com todos os nossos utentes, sendo a qualidade, a eficácia e a ética, os fatores chave que favorecerão o crescimento do CIPBEF e a maior participação no mercado.
Desenvolvimento do Projeto
– Objetivos:
· Resposta eficaz atendendo aos poucos recursos existentes;
· Melhoria acentuada das competências de outros técnicos (professores educadores, psicólogos, etc.), com a consequente diminuição de pressão sobre a consulta (mínima lista de espera);
· Rentabilização de recursos em consequência dos múltiplos parceiros encontrados no terreno;
· Facilitação das acessibilidades nos dois sentidos (domicílio/comunidade);
· Desenvolver ações de prevenção primária, secundária;
· Satisfação dos profissionais envolvidos no projeto;
· Entre outras…
Num Futuro Próximo:
Manutenção e reforço da atividade até então desenvolvida.
Reforço da equipa, com mais elementos, que permita consolidar e desenvolver as atividades até então em curso.
Relativamente ao estudo da demografia do local - Principal tendência evolutiva: acentuado declínio e envelhecimento demográficos. A classe etária dos 65 anos ou mais, registou um ligeiro aumento. A Freguesia de Santo Ildefonso, em 2001, contava com 10.026 habitantes.
Segundo o VIVA, os Censos 2011, indicam que nos últimos dez anos, o número de pessoas idosas a viver sozinhas (400 964) ou a residir exclusivamente com outras pessoas com 65 ou mais anos (804 577) aumentou cerca de 28%, tendo passado de 942 mil em 2001, para mais de 1,2 milhões em 2011.